O incrível visual do Santuário do Caraça, fundado em 1774, já seria motivo suficiente para levar os turistas até o local. Localizado nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, com área de mais de 11 mil hectares, o local é uma enorme e bem preservada reserva florestal, que pertence à Província Brasileira da Congregação da Missão. Apesar de parecer um parque florestal público, a área é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Com 400 anos de história, o Santuário do Caraça foi a primeira igreja neogótica do Brasil e o primeiro colégio de Minas Gerais.
O lugar é ideal para quem quer descansar e fazer atividades ligadas à natureza, pois a internet é lenta e só funciona nas áreas comuns. No local onde está o santuário, os visitantes são recebidos com um pequeno vídeo explicativo e depois ficam livres para percorrerem as trilhas e atrações que desejarem. Para quem pretende visitar as cachoeiras, o ideal é chegar quando o parque estiver abrindo. Algumas trilhas são longas e o passeio poderá demorar um dia inteiro.
Mas se você quer apenas conhecer o santuário e suas instalações poderá fazer o passeio em menos de três horas. A visita inclui a Igreja neogótica que liga as duas alas laterais do antigo prédio, em estilo barroco, e as ruínas do antigo colégio e da escola apostólica. No Caraça, há ainda lanchonete, restaurante e um belo mirante a poucos minutos de caminhada.
A HORA DO LOBO
Quando lixeiras começaram a amanhecer reviradas na primeira igreja neogótica do Brasil, em 1982, acreditava-se que cachorros andavam rondando aquela construção do século 18.
Os religiosos não só estavam enganados como também viam nascer um dos atrativos mais procurados da região.
A 120 km de Belo Horizonte, o Santuário do Caraça é conhecido pelas emocionantes visitas noturnas de lobos-guará.
Símbolo do bioma Cerrado e em risco de extinção, o maior canídeo do continente até hoje costuma dar as caras no adro da igreja, onde são colocadas bandejas com carne para atrair os animais.
Eles não têm hora marcada para chegar e a espera é conhecida como a “hora do lobo”, que costuma ser a partir das 18h30. Enquanto isso, funcionários do Caraça proporcionam aos hóspedes conversas informais sobre educação ambiental e as características do lobo-guará.
ONDE SE HOSPEDAR?
Há quem prefira um contato mais direto com o lugar. Nesse caso, vale a pena hospedar-se por lá. Uma noite no Caraça é disputadíssima e as reservas são feitas com meses de antecedência. A pousada possui 41 apartamentos e quartos com banheiros externos, além de algumas casas. As diárias são com pensão completa, incluindo café da manhã, almoço e jantar. As regras seguem a de um ambiente religioso. Não há grandes luxos e as luzes são apagadas às 22h.
O ingresso para visitar o parque tem custo de R$ 10 e os turistas podem permanecer durante todo o dia na região percorrendo trilhas e visitando cachoeiras, além de poderem explorar o próprio santuário, que por si só já é um passeio maravilhoso.
Santuário do Caraça divulga orientações para hospedagens e visitas durante a pandemia. CONFIRA!
Fonte: Melhores Destinos | Turismo de Minas | Viagem em Pauta