Diante da imponente Serra do Caraça, uma pequena cidade encanta pelo jeito simples de interior. O visual das casas coloridas diante da imensa montanha já seria suficiente para levar os turistas até Catas Altas. Contudo, a cidade vai além e oferece também sítios históricos, belas igrejas e passeios pela exuberante paisagem que cerca o local. Com menos de 5.000 moradores, Catas Altas tem história que remonta ao início do século XVIII, quando foram descobertas jazidas de metais preciosos nas redondezas. A história atual não está muito distante do passado. Na região, ainda hoje, se encontram importantes pontos de exploração de metais do estado de Minas Gerais.
O cenário encantador das casinhas coloridas está na praça principal da cidade, diante da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVIII. Na mesma praça, alguns casarões contam a história do antigo povoado, como o local onde hoje funciona a prefeitura de Catas Altas. É a região mais bem preservada de Catas Altas e pode ser visitada em uma hora de passeio. Em outro ponto da cidade, a Igreja Santa Quitéria, que data também do século XVIII, reserva outro lindo cenário diante da Serra do Caraça. E se der tempo, vale uma passadinha na Igreja do Rosário e na Capela de Nosso Senhor do Bonfim.
COMO CHEGAR EM CATAS ALTAS
Localizada ao lado da Serra do Caraça, Catas Altas fica a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte. Partindo da capital de Minas Gerais, é possível chegar à pequena cidade a partir de uma viagem direta pela BR 381, em um trajeto de duas horas de carro, táxi ou ônibus. Para quem vai de ônibus, a empresa que faz o trajeto é a Pássaro Verde, que vai até Santa Bárbara.
COMO IR DE SANTA BÁRBARA À CATAS ALTAS
Se você estiver em Santa Bárbara ou chegar até essa cidade de ônibus, a viagem até Catas Altas é bem rápida. O trajeto é praticamente em linha reta, de não mais do que 15 quilômetros de distância, pela rodovia MG-129. Em cerca de 15 minutos é possível visualizar a placa de entrada para a cidade.
O QUE FAZER EM CATAS ALTAS
Como em outras cidades de Minas Gerais, Catas Altas possui uma mistura de locais para se fazer ecoturismo e turismo religioso. São diversos os locais em que é possível aproveitar essa charmosa cidade mineira, com algumas das mais belas paisagens da região. Veja abaixo alguns dos principais pontos turísticos da região, seja para curtir a cultura religiosa ou a sua exuberante natureza, incluindo opções para aproveitar a noite na cidade:
1. Festa do Vinho
Muitos visitantes procuram Catas Altas por conta de um de seus principais festivais, a Festa do Vinho, um evento que reúne o melhor da gastronomia e do vinho de jabuticaba de toda a região. Além das delícias da Festa, é possível ter contato com a cultura local, por meio de apresentações musicais, e conhecer também a produção de vinho da cidade, com visitas aos produtores da região, que são sempre muito hospitaleiros.
Vale também pode tomar uma cerveja especial e experimentar alguns quitutes regionais na Cervejaria La Violla (Praça Monsenhor Mendes), no restaurante Histórias Taberna (Rua Monsenhor Barros, 2300) e no Confraria Cultural Bar (Rua Maquiné, 28).
2. Cachoeira da Santa
A Cachoeira da Santa é a que fica mais próxima da Praça da Matriz, a principal da cidade. Sua beleza está em sua queda d’água de aproximadamente oito metros de altura, reunindo as condições ideais para se refrescar. É nesse local também que muitos visitantes podem fazer canionismo. Além disso, a Cachoeira da Santa é uma das de mais fácil acesso, com uma trilha de pouco mais de um quilômetro.
3. Cachoeira do Quebra Ossos
Outra queda d’água para aproveitar em Catas Altas é a Cachoeira do Quebra Ossos. Essa cachoeira é uma das quedas d’água do Córrego do Mosquito e é uma das melhores para se nadar, já que conta com um poço grande, de até 40 metros de comprimento. É um dos melhores lugares para relaxar e aproveitar as águas refrescantes que são características da região. Vale a pena conhecer.
4. Bicama de Pedra
Uma das atrações mais importantes de Catas Altas é o Bicame de Pedra, localizado a 12 km do Centro Histórico de Catas Altas. O aqueduto, todo construído em pedras encaixadas, era utilizado para levar água da Serra do Caraça até a cidade de Catas Altas. Um bom trecho está preservado e guarda a história da região. O local é ponto de passagem da Estrada Real.
5. Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Um dos pontos mais conhecidos de Catas Altas é a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica na principal praça da cidade. A construção tem um estilo barroco e não está completa por conta da falta de recursos – começou a ser construída no Ciclo do Ouro e nunca foi concluída. Ainda assim, a Matriz reúne alguns dos mais belos exemplares de arte sacra em sua parte interna.
6. Cachoeira Cascatinha
A Cachoeira da Cascatinha fica dentro do Santuário do Caraça e é acessível pela parte de trás deste ponto turístico. Essa cachoeira conta com quatro quedas d’água, sendo que a maior delas chega a até 40 metros de altura, um dos motivos para que ela seja uma das mais procuradas pelos visitantes de Catas Altas. É o lugar ideal para aproveitar o tempo quente e tomar banho de cachoeira.
7. Cachoeira Maquiné
Com uma queda d’água de pouco mais de 20 metros de altura, a Cachoeira Maquiné é uma das maiores da região. Seu poço é relativamente pequeno, com três metros de diâmetro, então é possível aproveitar as águas, mas não é a melhor para se nadar realmente. Outras formas de se aproveitar a área é com as práticas de rapel e canionismo, que são muito procuradas pelos visitantes mais aventureiros.
Caso deseje visitar Catas Altas, prefira ir nos dias de sexta, sábado e domingo. Durante a semana, grande parte das lojas e restaurantes permanecem fechados. Como eles são boa parte do charme local, a viagem não será tão interessante.
Fonte: Viajali | Melhores Destinos