Dentre as opções de própolis produzidas pelo mundo, a própolis verde chama bastante a atenção. Devido aos seus potentes benefícios antioxidantes e fortalecedores do sistema imune, a própolis verde é um componente muito importante para a manutenção da saúde do organismo humano.
Quer saber mais? Continue a leitura e compreenda mais sobre esse poderoso ingrediente.
Mas afinal, o que é Própolis Verde?
É um composto natural, produzido pelas abelhas a partir da coleta de resinas da vegetação, brotos, flores e plantas, mais especialmente do alecrim do campo, para proteger a colmeia. As abelhas operárias (melíferas) utilizam esse preparado para vedar qualquer fresta da colmeia, o que auxilia na manutenção da sua temperatura, impede a entrada de vento e chuva, além de inibir a invasão e infestação de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, ou seja, utilizando-se da própolis, as abelhas conseguem isolar esse ambiente interno, contribuindo para a sua sobrevivência.
Para que serve a própolis verde
Estudos revelam que a própolis exerce diversas funções biológicas no organismo humano, incluindo atividades anticancerígenas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Em suma, os compostos bioativos do própolis atuam principalmente na eliminação de radicais livres, combatendo o estresse oxidativo das células.
Alguns estudos sugerem que devido ao seu alto teor de compostos fenólicos, a própolis verde pode desempenhar um papel importante no controle e tratamento de algumas doenças crônicas. Sendo assim, ela serve para ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças bem como auxiliar no tratamento de condições que têm a inflamação e o estresse oxidativo como origem.
8 benefícios da própolis verde para a saúde
1. Ajuda no combate a parasitas que causam distúrbios gastrointestinais
A própolis possui uma relevante atividade antiparasitária e isso é especialmente importante no combate e prevenção de doenças que acometem o trato gastrointestinal. Segundo estudos, a própolis foi capaz de inibir o crescimento e a aderência de trofozoítos (protozoários) no intestino. Esse produto das abelhas mostrou ser um agente eficaz no combate à parasitas que causam a giardíase, por exemplo, proporcionando uma taxa de cura entre 52% e 60%.
2. Combate a candidíase vaginal
Mulheres no mundo todo sofrem com infecções fúngicas recorrentes e isso causa intenso sofrimento e desconforto. Nesse cenário, estudos mostram que além de proporcionar ações antibióticas e anti micóticas, a própolis pode proporcionar alívio sintomático em infecções fúngicas como a candidíase. Ela pode ser uma opção alternativa também para pacientes que não podem tomar antibióticos e, a boa notícia é que a sua eficácia é tão satisfatória quanto dos antifúngicos convencionais.
3. Contribui para saúde bucal
Não é à toa que muitos produtos para higiene bucal como creme dental e enxaguante possuem própolis na composição. O crescimento bacteriano excessivo na cavidade oral não é incomum e pode levar a várias doenças bucais. Nesse sentido, estudos indicam que a própolis pode restringir o desenvolvimento de placas bacterianas e patógenos causadores de periodontite. Além disso, o extrato de própolis também demonstra ajudar a curar a halitose, que é uma condição causada principalmente pela má higiene bucal.
Quer conhecer a linha completa de extratos da Mel Santa Bárbara?
CLIQUE AQUI
4. Pode ajudar no tratamento de certos tipos de câncer
É isso mesmo! O combate a uma das principais doenças crônicas da atualidade pode ter a própolis como uma potencial aliada. Um estudo relatou que ela pode ajudar no tratamento do câncer de mama devido à sua atividade antitumoral que induz a apoptose em células cancerosas. Ao mesmo tempo, esse produto das abelhas também exibe baixa ou nenhuma toxicidade para células normais devido às suas propriedades seletivamente tóxicas contra células tumorais.
Ainda no contexto do combate ao câncer, a própolis pode exercer uma ação citotóxica seletiva em células de câncer de pulmão humano. Os achados indicam que essa substância é capaz de minimizar a proliferação de células cancerígenas no pulmão e possivelmente em outros órgãos do corpo também.
5. Auxilia na cicatrização
A cicatrização não poderia ficar de fora dessa lista sobre a própolis verde e seus benefícios. Especialistas apontam que ela pode auxiliar no processo de cicatrização aumentando o conteúdo de colágeno dos tecidos, além de atuar como um potente bactericida. Ademais, o própolis também reduz a atividade dos radicais livres (ROS) na ferida, favorecendo o processo de reparo dos tecidos.
6. Contribui para o tratamento da acne
A própolis é amplamente utilizada em produtos dermatológicos e o seu uso em produtos de cuidados com a pele é baseado em suas propriedades antialérgicas, anti-inflamatórias e antimicrobianas. No contexto da acne, esses são atributos muito relevantes! Um estudo clínico em pacientes com acne vulgar mostrou que o extrato de própolis foi altamente eficaz no tratamento da acne, diminuindo a inflamação e melhorando o aspecto geral da pele.
7. Ajuda no manejo do diabetes
No contexto do diabetes mellitus há uma intensa produção de citocinas inflamatórias e, a própolis pode ajudar a amenizar esse cenário por meio dos seus potentes efeitos anti-inflamatórios. Estudos já demonstraram que a administração de própolis diminuiu significativamente os níveis de PCR (principal marcador inflamatório) em apenas 3 meses.
Além de melhorar a inflamação, foi indicado que a própolis também exerce efeitos benéficos na redução da glicemia pós-prandial, insulina sérica e resistência à insulina. Outro achado relevante é que esse produto das abelhas é também um tratamento útil para prevenir a disfunção hepática e renal, bem como elevar as concentrações de HDL (colesterol “bom”) em pacientes com diabetes tipo 2.
8. Pode contribuir para o emagrecimento
Emagrecer é um processo crônico que depende principalmente de déficit calórico (comer menos calorias do que se gasta) como também de um cenário metabólico hormonal favorável. Dito isso, um dos fatores importantes para o emagrecimento é a manutenção de um estado glicêmico baixo como resultado de uma boa sensibilidade à insulina.
Nesse sentido, alguns estudos expressam que a própolis facilita esse cenário por aumentar a utilização da glicose nas células hepáticas, ativar os transportadores de glicose sensíveis à insulina (GLUT-4) e por inibir a liberação de glicose das células hepáticas para a circulação sanguínea. Sendo assim, a própolis verde emagrece de forma indireta, por melhorar o contexto metabólico geral que contribui para a perda de gordura.
Agora que você já conhece alguns benefícios desse alimento natural, não pode deixar a própolis verde faltar na sua casa.
Fonte: Longevidade e Saudável | Quintessência | OMV!