A história da Mel Santa Bárbara é cheia de inspiração. E sabor! Tudo começou quando Renato viu um anúncio de venda de material para apicultura em um jornal, no início da década de 80. José Renato Fonseca Oliveira, nasceu em Santa Bárbara, a Cidade do Mel. Ele estava estudando ciências contábeis em Belo Horizonte (MG) e tinha 22 anos de idade quando começou a se interessar por apicultura. A paixão pelo universo das abelhas foi quase instantânea, e logo ele transformou esse novo sonho em um grande legado.
Com muita coragem e apostando todas as suas fichas nesse novo desafio, ele trancou a faculdade no 4º período em Belo Horizonte e largou seu emprego formal num escritório de contabilidade. Tudo isso para se dedicar inteiramente ao seu próprio negócio. As expectativas eram altas, mas os riscos também eram enormes, afinal, a apicultura não era uma atividade econômica de destaque na cidade, até então desenvolvida de forma rudimentar, sem nenhuma profissionalização, como um setor totalmente amador.
Mas, ao seu favor, além da vegetação, que era muito propícia para a criação das abelhas, tinha a convicção de que era capaz de transformar uma ideia em uma real oportunidade geradora de trabalho e renda, para ele e para a comunidade.
Com um investimento inicial pequeno, acompanhado de muita fé e força de vontade, José Renato começou sua empresa contando com apenas três colmeias e apurando o mel na cozinha da própria mãe, a D. Tereza. Logo de início, seu talento foi chamando a atenção das pessoas, e ele logo conseguiu reunir outros apicultores para montar uma associação de beneficiamento de mel, mudando para sempre a história de sua cidade natal, Santa Bárbara.
Dois anos depois, após superar diversos desafios e desenvolver seu olhar empreendedor, ele conseguiu adquirir um terreno e construir sua primeira sala para apuração do mel, mas logo percebeu que havia uma dificuldade de mercado na venda do produto em tambores e baldes.
Um homem à frente do seu tempo.
Até agora, contrariando várias previsões pessimistas, José Renato havia conquistado excelentes resultados. Mas ele queria alçar voos ainda mais altos. Além de formalizar a empresa com o nome “Apiários Mackllani Ltda.”, em homenagem ao seu padrastro, Gerson Marcelani, popularmente conhecido como “Seu Maquilani”, ele decidiu comercializar o mel em potes e rotular seu produto. Um passo, aparentemente, pequeno, mas que surtiu resultados expressivos para a marca.
A prova definitiva de que para resolver um problema, é preciso inovar. Ele definitivamente fez dos limões uma deliciosa limonada: adoçada com mel. Seus produtos se destacavam nas prateleiras, facilitavam o manuseio dos clientes e, consequentemente, passaram a abastecer grandes redes varejistas, como supermercados e farmácias. Tudo isso, atrelado à qualidade e pureza do mel, fez da Mel Santa Bárbara uma marca em constante crescimento.
O delicioso mel de Minas.
Hoje, a Mel Santa Bárbara é a marca de mel mais vendida em Minas Gerais. São mais de seis toneladas de mel produzidas por semana, mais de 50 tipos de produtos são oferecidos, dentre eles: mel de diversos tamanhos, uma linha completa de própolis e alimentos funcionais. Numa área construída de 1.600 metros quadrados num terreno de 2.600 m², a empresa conta com 50 funcionários, além de mais 230 parceiros apicultores que fornecem, por ano, em torno de 270 toneladas de mel.
Com presença em milhares de pontos de vendas, é possível encontrar a linha da Mel Santa Bárbara em grandes redes de supermercados, farmácias e lojas de produtos saudáveis. Além disso, a empresa também conta com uma loja conceito bem aconchegante, ponto obrigatório para os turistas que visitam Santa Bárbara, e uma loja virtual exclusiva, com entrega para todo o Brasil: melsantabarbara.com.br