O inverno está chegando e as temperaturas mais baixas já estão fazendo muitos brasileiros sofrerem com doenças típicas dessa época do ano, como a gripe. Nem todos sabem, mas um dos nutrientes mais completos da natureza e que ajuda – e muito! – a prevenir esse e outros problemas respiratórios é o mel! Isso sem falar nas propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele. Na sua composição destaca-se o potássio (importante para o equilíbrio da pressão arterial), magnésio, cálcio, sódio e ferro, entre outros nutrientes.
“De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, como água, glicose, potássio, ferro, entre outros. Para se beneficiar destes nutrientes você precisa tomar regularmente. Com poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel também pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés”, explica a nutricionista Daniela Meira.
Listamos alguns benefícios desse poderoso alimento natural:
Potencial para aliviar dores de garganta
Devido à sua ação antimicrobiana.
Rico em antioxidante
Atua na redução de radicais livres prejudiciais à saúde, devido à existência de polifenóis na sua composição. Alguns estudos comprovam, ainda, que a combinação de mel e canela pode reforçar o seu papel de alimento anticancerígeno. É, também, um alimento bom para a saúde do seu coração, ajudando a reduzir a taxa do colesterol LDL (considerado mau colesterol).
Boost de energia
O mel é um bom aliado dos pequenos-almoços como uma fonte rica em energia.
Melhoria do sistema digestivo
O mel tem a capacidade de equilibrar o pH do organismo e de purificar o sistema digestivo. Reduz a sensação de inchaço e o refluxo gástrico, combatendo o aparecimento de úlceras.
Como já abordamos neste artigo, o mel previne o envelhecimento precoce da pele, ajuda a combater a gripe, asma e outras doenças respiratórias. Além disso, o mel também fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar e é um excelente antisséptico e antibiótico. “Mel sozinho ou com agrião, laranja ou limão é um santo remédio”, aponta a nutricionista.
Para os idosos, o mel também é um grande amigo quando o assunto é a falta de memória. Daniela Meira sugere um “teste”: tome duas colheres de sopa de mel durante 30 dias e veja a diferença no sono, na disposição e na memória. Mas não deixe de tomar nenhum dia.
Quem deve evitar
Com tantos benefícios, é difícil imaginar que o mel possa fazer mal, não é? Mas não é bem assim. Os diabéticos, obviamente, devem evitar o alimento. Além disso, só é recomendado o uso do mel para crianças a partir de um ano de idade. Antes dessa idade, os bebês ainda estão com o aparelho digestivo amadurecendo.
Mel cristalizou? Tem solução!
Animado com os benefícios do mel, você correu para comprar seu potinho, mas, com o tempo, ele cristalizou? Calma, não jogue fora! Inclusive, isso pode acontecer com mais frequência no inverno, devido às baixas temperaturas da estação. Este é um processo natural e uma das garantias de pureza do produto, garante a nutricionista. “Se cristalizou, basta aquecê-lo em banho-maria, controlando a temperatura da água para não passar dos 50º. Depois é só usá-lo”, ensina Daniela.
Fonte: gshow | UFIT