Não param de sair estudos apontando a eficácia da própolis contra vírus, bactérias e fungos. Uma das novas pesquisas que confirmam esse papel foi realizada pelo farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com estudiosos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, no interior paulista. O time de cientistas avaliou as capacidades antimicrobiana e antioxidante de amostras do própolis orgânico brasileiro.
As análises em laboratório revelaram que, além de combater o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce e a danos celulares, o própolis se mostrou bastante eficaz frente aos micróbios. “Seus compostos interferem na membrana celular das bactérias”, exemplifica o engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, professor da Esalq. Tal efeito desestabiliza esses seres microscópicos de tal maneira que eles acabam mais facilmente exterminados do pedaço.
Por isso mesmo, a própolis é muito recomendada para pessoas na melhor idade, quando se faz necessário uma atenção redobrada com a saúde.
COMO CUIDAR MELHOR DA SAÚDE DOS IDOSOS
Hábitos saudáveis e uma boa alimentação são capazes de fortalecer o sistema imunológico humano e, consequentemente, aumentar a imunidade do idoso. Um dos pontos mais importantes (muitas vezes negligenciado) no acompanhamento multidisciplinar do idoso é a nutrição. As pessoas se preocupam demais com o sal e o açúcar, mas acabam por se esquecer dos micronutrientes.
A queda da imunidade do idoso se manifesta com infecções recorrentes principalmente de vias respiratórias, urina e pele, Herpes Zoster e Herpes simplex. O surgimento de câncer também está associado a baixa imunidade, pois o nosso sistema de defesa destrói as células defeituosas que podem se tornar um câncer.
Como saber se a imunidade está baixa?
Embora as pessoas possam reagir de formas diferentes, alguns sintomas podem ajudar a identificar um quadro de imunidade baixa.
O que acontece quando a imunidade do idoso está baixa:
> Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
> Doenças simples mas que demoram a passar ou que agravam facilmente, como gripe;
> Febre frequente e calafrios;
> Olhos frequentemente secos;
> Cansaço excessivo ou falta de disposição para atividades cotidianas;
> Náuseas e vômitos frequentes;
> Diarréia persistente;
> Manchas vermelhas ou brancas na pele;
> Queda acentuada de cabelo.
PROPRIEDADES BIOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DA PRÓPOLIS:
A própolis é uma mistura de pólen, cera e resina vegetais criada pelas abelhas, com o intuito de vedar e proteger as colmeias de fungos, insetos e bactérias. Essa substância é usada no extrato de própolis, pois atua de forma semelhante no organismo, agindo nas defesas de forma anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica, cicatrizante e melhorando o sistema imunológico.
O extrato de própolis é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e flavonoides, tornando-se um excelente antibiótico natural. Outros benefícios são:
> Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas;
> Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulando o organismo enfraquecido e reduzindo efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia;
> Prevenção e tratamento de pneumonia crônica e bronquite infantil;
> Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar;
> Trata doenças das vias respiratórias e urinárias;
> Age como antioxidante no organismo;
> Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, como fadiga e baixa imunidade;
> Bactericida, cicatrizante e antisséptico;
> Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo.
Sugestão de uso:
> Para crianças: 3 a 5 gotas uma vez ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.
> Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia. Diluída em meio copo com água sem cloro e sem gás.
RECEITAS FÁCEIS DE FAZER COM MEL E PRÓPOLIS:
Dica 1: chá para melhorar a imunidade
> 2 xícaras de água;
> 2 colheres de sopa de gengibre ralado;
> 50 ml de cachaça* (opcional – o álcool da cachaça evapora com a fervura);
> 1 colher de sopa de mel.
Preparo: ferver tudo por 15 minutos (a mistura se reduz a 1 xícara). Acrescentar 1 dente de alho amassado e o suco de 1 limão. Abafar por 5 minutos. Misturar bem e tomar em seguida.
Dica 2: suco matinal para melhorar a imunidade
> 1 limão;
> 1 colher “café” de gengibre em pó (pode ser a raiz também);
> 1 colher “café” de cúrcuma (açafrão);
> 20 gotas de extrato de própolis;
> 1 xícara “café” (50 ml) de água filtrada.
Preparo: misturar bem e tomar em seguida.
Tem alguém da melhor idade na família? Então acesse a nossa loja para adquirir agora mesmo toda a linha de produtos da Mel Santa Bárbara.
Fonte: Abril | Feliz Melhor Idade | Acvida