A própolis verde, também conhecida como Baccharis dracunculifolia, de Minas Gerais tornou-se um produto disputado no mercado internacional. Devido a características de solo, clima, planta e abelhas, a resina contém uma substância chamada Artepelin C, que vem despertando a atenção da comunidade científica mundial em função de sua ação no organismo humano. Ela potencializa o sistema imunológico contra várias doenças infecciosas, como câncer, gripe, e agora estudos apontam também a COVID-19.
Uma publicação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP), mostrou um ensaio clínico para avaliar a eficácia do extrato de própolis em 124 participantes internados no Hospital São Rafael, de Salvador (BA). O resultado indicou que a própolis pode reduzir o tempo de internação.
Todos os pacientes fizeram tratamento-padrão, sendo que 40 pessoas receberam 400mg/dia de própolis; 42 receberam 800mg/dia; e 42 não receberam própolis. “A administração oral da substância foi segura, pois não houve eventos negativos associados ao uso. Além disso, a diminuição do tempo de internação após a intervenção foi significativa. O grupo de controle, que não ingeriu própolis, ficou 12 dias hospitalizado após o início do tratamento. Já os grupos que receberam doses mais baixas e mais altas ficaram, respectivamente, 7 e 6 dias internados”, explica David de Jong, professor da FMRP/USP e um dos autores do estudo.
A própolis é um antibiótico natural com ação antibacteriana, antifúngica, cicatrizante, antioxidante, anestésica e imunoestimulante. E a Mel Santa Bárbara é um dos principais produtores desse produto no Brasil. Quer saber um pouco mais sobre as vantagens da própolis? Então vamos lá!
O QUE É PRÓPOLIS-VERDE?
O própolis é um dos poucos produtos naturais que manteve sua popularidade ao longo do tempo até a atualidade, sendo utilizado pelos médicos da Grécia e Roma antiga para tratar feridas e doenças estomacais. No Egito, também era útil para preservar o sepultamento das múmias. No século passado foi usado de forma muito eficiente no tratamento de lesões na Segunda Guerra Mundial e durante a batalha de Anglo-Boer.
As abelhas colhem a resina nas vegetações da flora, que depois é misturada com as enzimas salivares da abelha, cera e pólen, formando assim a própolis. Essa variedade de substâncias resultam em um produto com mais de 300 compostos, como fenólicos, ácidos aromáticos, óleos essenciais, ceras e aminoácidos.
Sua composição química, além de complexa, também varia de acordo com a localização geográfica, a flora onde está a colméia e a espécie da abelha. Porém, a abelha não altera a composição química do que ela extrai da planta, mantendo suas propriedades e, por isso, existe a relação direta da composição da própolis com o ambiente em que é produzida.
Principais propriedades e ações da Própolis:
Para a colméia, a própolis é muito importante. Suas propriedades inibem a proliferação de bactérias, fungos e vírus, além de evitarem a infiltração de água, a putrefação de intrusos e servirem como um isolante térmico. A própolis também tem um papel fundamental na manutenção da saúde da colméia, pois protege as abelhas, os filhotes e os favos de mel de contaminações e proliferações microbianas.
Conheça alguns benefícios oferecidos pelo consumo da própolis:
1. Aceleração da cicatrização
A Própolis é capaz de metabolizar e estimular a produção de substâncias fundamentais para a pele, como é o caso do colágeno. Com essa atividade, qualquer tipo de ferida pode se regenerar com muito mais rapidez e facilidade a partir do consumo constante do produto.
2. Atuação no sistema imunológico
O extrato de própolis apresenta proteínas capazes de transformar e equilibrar o nosso sistema imunológico. Tudo isso sem contar os inúmeros benefícios antibacterianos e antifúngicos. Quando presente no organismo, essa substância é responsável por ativar as ações das respostas imunes, intensificando o trabalho dos receptores que atuam na produção de citocina — o grupo de moléculas responsáveis por emitir sinais entre as células do corpo humano.
CLIQUE AQUI para conhecer a linha completa de própolis da Mel Santa Bárbara.
3. Ação antioxidante e anti-inflamatória
A própolis-verde apresenta maior quantidade de flavonóides e compostos fenólicos que o própolis vermelho e o marrom. Esses compostos têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Você sabe a importância de consumir antioxidantes e anti-inflamatórios? Bom, os alimentos que têm essas propriedades auxiliam na proteção das células que estão boas e na eliminação das células que não tem mais função no corpo.
4. Atividade antiviral
A ciência observa e valida, ou não, alguns saberes populares através de diversas pesquisas, assim como é o caso da propriedade antiviral da própolis. Um estudo revelou que ela apresenta atividade antiviral, reduzindo a replicação do vírus entérico, uma classe de vírus presentes no trato gastrointestinal.
Essa eficácia antiviral não está ainda claramente esclarecida, mas é pressuposto que a relação dos compostos flavonóides e fenólicos atuam em sinergia, evitando a replicação dos vírus.
5. Prevenção e tratamento do câncer
Nos últimos anos, a própolis verde se tornou um elemento natural muito interessante para tratar ou prevenir o câncer, devido ao componente Artepillin C. Segundo os especialistas, o composto pode prevenir a multiplicação das células cancerosas, diminuindo as chances de a doença se manifestar. Inclusive, o produto tem sido bastante eficaz para reduzir os efeitos colaterais dos pacientes que passam pela quimioterapia.
6. Antialérgicas e anti-asmáticas
Foi descoberto que a própolis também pode aliviar doenças alérgicas, assim como espirros e fricção nasal, por inibir a liberação de histamina. Nos casos de asmas, a própolis também apresenta possíveis benefícios em ação adjuvante do tratamento.
7. Benefícios no tratamento de doenças oculares
O ácido caféico, presente na própolis verde, tem apresentado repercussões positivas no tratamento de diversas doenças, entre elas, as que estão relacionadas à saúde ocular, como a catarata, pressão ocular, uveíte, da córnea, da retina e do nervo óptico. Além disso, é promissora a eficácia da própolis no tratamento do glaucoma.
GASTROPROTETORAS
Estudos relatam que os componentes: cafeico, ferúlico, ácido cumárico e cinâmico, presentes no própolis verde, exercem função gastroprotetora.
O uso popular de preparações com própolis para o tratamento de úlcera está sendo estudado e indica que apresenta boa atividade antiúlcera. No entanto, mais estudos precisam ser desenvolvidos para definir a dosagem.
NEUROPROTETORAS
Estudos em animais com doenças neurodegenerativas avaliaram que o uso de compostos bioativos presentes no própolis, como o ácido cafeico, conteve a morte de neurônios contendo dopamina no sistema nervoso central. Outros compostos também apresentaram benefícios mimetizando a neuroinflamação.
COMO USAR A PRÓPOLIS-VERDE?
A própolis pode ser consumida através de cápsulas e extratos ou utilizada como ingrediente em diversos produtos, como pomadas, enxaguantes bucais, sprays de garganta e sabonetes.
Embora seja considerado seguro, é prudente consultar um médico em casos de uso como imunomodulador, suplementação ou para tratamento de pele.
Gostou? Então você precisa acessar a loja online da Mel para garantir a linha de produtos naturais mais amada do Brasil.
CLIQUE AQUI e aproveite!
Fonte: Estado de Minas | Ocean Drop