Em primeiro lugar: você sabe qual a importância das abelhas para a nossa sobrevivência? Sabia que sem as abelhas não haveria polinização e, consequentemente, não haveria alimento? A questão que surge é: ao mesmo tempo em que são vitais para a humanidade, as abelhas também representam perigo, quando atacam e picam humanos e animais. Por isso, se aparecer um enxame na sua casa, procure não se aproximar e não deixe cães, gatos, cavalos ou qualquer outro animal de estimação por perto. Ataques de abelhas podem matar.
Quando uma abelha pica, ela deixa seu ferrão no local e acaba morrendo. Essa picada também deixa um cheiro que pode atrair outras abelhas; por isso é tão comum vermos notícias de ataques de enxames.
Fique ligado(a): ao ser perseguido por um enxame, você deve correr em zigue-zague para tentar despistar as abelhas, ou se jogar no chão para que elas passem por cima. Em caso de picada, se a pessoa for alérgica, é necessário procurar imediatamente um serviço médico. E em qualquer situação, depois de uma picada, é preciso sair do local, pois o cheiro certamente irá atrair outras abelhas.
As abelhas não atacam aleatoriamente. Isso pode acontecer por uma pedra jogada por uma criança, um galho que cai sobre a colmeia etc; qualquer perturbação faz com que elas ataquem pessoas e animais que estejam por perto. Mas somente uma espécie de abelhas faz esse ataque com ferroadas, a Apis Mellifera. As espécies nativas não têm esse comportamento.
Como já dissemos, apesar dos riscos, as abelhas são fundamentais para o nosso ecossistema. Cerca de 90% das plantas dependem delas para a reprodução. Por isso, nada de maltratar esses bichinhos tão importantes!
Encontrou uma colmeia perto de casa? Nunca jogue água ou use qualquer repelente. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros da sua cidade ou entre em contato com algum apicultor especializado para realizar a remoção.
Fonte: Por Aqui | GC Notícias