Já ouviu falar em selo SIF? Pois é, ficar de olho nesse pequeno detalhe durante as suas compras faz toda a diferença na procedência dos alimentos que você consome. O Selo de Inspeção Federal (SIF) nada mais é do que o selo de inspeção de alimentos de origem animal, que, como o nome sugere, diz respeito ao cumprimento de normas que são essenciais para a qualidade desse tipo de produto.
QUAL A FUNÇÃO DOS SELOS DE INSPEÇÃO?
Em todas as áreas da indústria, existe uma série de exigências que obrigam as empresas a passarem por rigorosos processos de qualidade, que garantem que os produtos sejam oferecidos de forma correta e sem prejuízos ao consumidor. E na indústria de alimentos essa responsabilidade é ainda maior. Afinal, estamos falando de algo que influencia diretamente a saúde das pessoas.
Com o objetivo de garantir a segurança e a procedência dos produtos de origem animal, sejam eles comestíveis ou não, o governo confere aos produtores que atendem os critérios exigidos pela legislação os selos de homologação de qualidade.
Sendo eles:
- SIM | Selo de Inspeção Municipal;
- SIE | Selo de Inspeção Estadual;
- SIF | Selo de Inspeção Federal.
Esses selos conferem às empresas, em cada instância, a autorização para comercializar seus produtos. A concessão de cada um deles está vinculada ao respectivo órgão do Poder Executivo.
Ou seja, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural, as Secretarias Estaduais de Agricultura ou, no caso do selo SIF, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa).
Ele também é exigido para as atividades de importação e exportação. Ou seja, tem caráter obrigatório para produtos de origem animal que são comercializados com outros países.
A IMPORTÂNCIA DO SELO SIF.
Até chegarem ao consumidor, todos os produtos de origem animal percorrem um longo caminho e os selos de inspeção exigem uma série de medidas que garantem a qualidade e o padrão desses alimentos. É possível, por exemplo, eliminar os temidos riscos de contaminação.
O SIF trabalha diretamente em indústrias, avaliando e inspecionando como será realizado o abate, de forma a reduzir o sofrimento do animal, além de monitorar a carne, leite, ovos, produtos de abelhas, pescados e todos os derivados dos mencionados.
A função, de acordo com o site do Mapa, é ser “responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados”. O selo do SIF funciona, portanto, como uma marcação que garante que aquele produto foi inspecionado e está em condições de ser consumido.
Para que os produtos continuem a receber o selo de inspeção, as empresas devem sempre manter rigorosos padrões de qualidade. Dessa maneira, ao comprar um alimento com o selo SIF, você garante a aquisição de um produto com padrão constante, que não vai oscilar bruscamente entre um lote e outro. Assim como os produtos Mel Santa Bárbara, que são inspecionados pelo Ministério da Agricultura.
Além disso, como os padrões necessários para concessão do selo SIF são determinados e monitorados pelo próprio governo, isso significa que, ao optar por consumir produtos com esse selo, o público estará dando preferência a algo com qualidade mais elevada.
Viu só? Agora você já sabe: sempre que for comprar mel ou qualquer outro alimento no supermercado, fique de olho se o produto tem o selo SIF. Assim, você tem a certeza de que está levando para casa o melhor da indústria.
Fonte: Alimentos Junior | Canal Agro