O prazer da comida não vem apenas de seu sabor. Existem alimentos que comprovadamente possuem propriedades capazes de provocar a sensação de bem-estar, bom humor e tranquilidade. Em outras palavras, eles nos deixam mais felizes.
De acordo com nutricionistas, essas comidas aumentam a produção de neurotransmissores (principalmente a serotonina) responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e pela criação dessas sensações.
Como em outubro celebramos o Dia do Humor, separamos uma lista com 7 alimentos que aumentam a sensação de felicidade para você incluir na sua dieta. Vamos lá?
1. ESPINAFRE
Não é à toa que o personagem de desenho animado Popeye se fortalece e fica renovado quando come espinafre. Esse vegetal folhoso pode ser uma boa arma contra a tristeza, já que contém potássio e ácido fólico. Ambos os elementos ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas. Além de depressão, a ausência deles no organismo é responsável por problemas como cansaço, insônia, fraqueza, apatia, entre outros efeitos.
2. GRÃO-DE-BICO
Com o grão-de-bico, a produção de serotonina no corpo ganha um upgrade, já que o alimento é rico em triptofano, o aminoácido responsável pelo bom humor. De acordo com especialistas, os carboidratos presentes no grão-de-bico estimulam a passagem de triptofano para o cérebro, ajudando na produção de serotonina e na sensação de felicidade. A leguminosa tem ainda magnésio, que proporciona relaxamento, reduz a ansiedade e o estresse.
3. LARANJA
Por conter vitamina C e cálcio, a laranja é eficiente na melhora do humor, no relaxamento muscular e no combate ao estresse. Pesquisas indicam que esse efeito acontece porque, entre outros benefícios, a vitamina C diminui a quantidade de hormônios do estresse no sangue e reduz fatores que indicam o estresse físico e emocional, como a perda de peso, por exemplo. Outros alimentos que contém grandes quantidades de vitamina C, como a acerola e o brócolis, podem ter o mesmo efeito no combate ao estresse e na melhora do humor.
4. PIMENTA
Além de ajudar a emagrecer, por aumentar o metabolismo, a pimenta dá sensação de euforia, reduz o estresse e “melhora” a depressão. Tudo isso é efeito da chamada capsaicina, que dá o sabor ardido ao tempero. Esse elemento estimula as terminações nervosas da língua, o que faz crescer a produção de endorfinas.
5. MEL
Não poderíamos esquecer do nosso tão querido mel. Além do alto índice de glicose presente nele, que provoca sensação de prazer devido à serotonina liberada, esse alimento possui minerais como o potássio e cálcio. Esses dois elementos possuem ação contra a depressão e ajudam a acalmar.
Assim como o chocolate, o mel pode ser uma boa alternativa para mulheres que sofrem de TPM, pois ele ajuda a melhorar o humor e reduzir a irritação desse período.
6. BANANA
Reunindo vários nutrientes presentes nos alimentos anteriores, a banana é uma boa opção para ficar mais feliz por meio da alimentação. Em sua composição há triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, e as vitaminas B6 e biotina. Também chamada de piridoxina, a vitamina B6 previne a depressão, a ansiedade, a irritação e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.
7. SALMÃO
Além de diminuir os níveis de colesterol do sangue e melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, o ácido graxo ômega 3 presente no salmão é muito importante para manter o bom humor. Esse elemento aumenta a eficiência dos receptores de serotonina no cérebro e, por isso, proporciona mais felicidade. Sem ele, as reações de mau-humor são quase certas.
Gostou da nossa lista? Uma boa alimentação pode ajudar você a ter mais qualidade de vida e se sentir mais feliz todos os dias. Feliz Dia do Humor!
Fonte: Exame