Cristalizou? Leia este artigo e entenda sobre o processo natural de cristalização do mel.

É muito comum encontrarmos no mercado méis adulterados por empresas que acrescentam açúcar à sua composição, vendendo um melaço de qualidade inferior alegando ser mel puro. Por isso, muitas pessoas ainda confundem o mel verdadeiro na hora de comprar e acabam estranhando o processo de cristalização. Para saber como distinguir o mel puro do mel falso, clique aqui.

Queremos acabar com essa dúvida de uma vez por todas. Se o mel que você comprou açucarou, ou seja, formou pequenas bolinha sólidas, parabéns! Você comprou um mel de excelente qualidade.

 

Mas, afinal, por que isso acontece?

Você já sabe que mel cristalizado é sinal de pureza. Chegou a hora de entender porque esse processo é tão importante para garantir a procedência dele. Isso acontece graças a proporção de glicose e frutose que o mel possui, substâncias que tendem a formar cristais sólidos quando são mantidas em temperaturas relativamente baixas.

 

 

Em média, temperaturas abaixo de 20ºC vão acelerar o processo de cristalização. Por isso, se você colocar o mel na geladeira – o que não indicamos – é provável que ele cristalize mais rápido. Isso também pode acontecer durante a época de frio. Seu mel açucarou mesmo no calor? Calma, outros fatores também podem induzir a isso, como o tipo de flor, pólen ou néctar.

Por isso, nada de jogar o mel fora caso ele cristalize. Isso é um atestado de pureza, um sinal de que ele não foi alterado com xaropes. Então, fique de olho!

 

Tá, mas o que eu faço pra deixar ele líquido novamente?

Fácil. Basta deixá-lo em banho-maria até que “derreta” ou mesmo exposto ao sol. Você pode usar o micro-ondas para isso, porém apenas se o produto estiver dentro de uma embalagem de vidro – muito cuidado para o mel não passar do ponto. Apesar de mais rápido, a temperatura do aparelho acaba prejudicando a qualidade do mel, fazendo com que ele perca suas propriedades medicinais, além de eliminar suas enzimas e vitaminas.

 

 

E aí, gostou do nosso artigo? Acesse as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Mel Santa Bárbara.

 

Fonte: Super Abril | Globo Rural

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário