Versátil, saudável e muito saboroso, o mel é um alimento imprescindível na nossa alimentação. Mas além das floradas, que nós já explicamos por aqui, outro processo também pode diferenciar as características dessa iguaria. Sabia disso? Provavelmente você já deve conhecer o mel tradicional, aquele que a maioria das pessoas consome, rico em vitaminas e cheio de nutrientes. Só que existe uma opção ainda mais natural e saudável que você precisa experimentar: o mel orgânico.

 

E qual a diferença?

Uma das principais diferenças do mel orgânico é o manejo das colmeias. A Mel Santa Bárbara está sempre em sintonia com o meio ambiente, minimizando impactos e utilizando energia solar durante o processo de beneficiamento do mel. E quando o assunto é mel orgânico, essa preocupação é levada ainda mais a sério.

 

As abelhas que produzem esse tipo de mel não podem estar a menos de 3 quilômetros de plantações de monocultura que utilizem agrotóxicos, pois elas coletam seu alimento em um raio de 2 quilômetros das colônias; ou em regiões muito poluídas, como as cidades. Ou seja, o apiário – conjunto de colmeias para a criação de abelhas – deve estar localizado em uma área nativa ou de agricultura orgânica.

Outra exigência é que todos os materiais utilizados nesses apiários sejam orgânicos, como telhas, produtos de limpeza e ceras. E, durante a extração e beneficiamento do mel, todos os equipamentos precisam ser feitos de inox, evitando assim qualquer tipo de contaminação.

Um processo muito mais rigoroso e importante para atestar a qualidade dos produtos. E a Mel Santa Bárbara cumpre todas essas exigências.

 

Produto Orgânico Brasil

Apenas os produtos que cumprem todos os requisitos podem apresentar o selo de Produto Orgânico Brasil. Segundo dados da IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica), o sistema orgânico já é praticado em mais de uma centena de países, sobretudo na Europa, EUA, Japão, Austrália e América do Sul. Mas infelizmente, o Brasil ainda ocupa o 15º lugar na classificação mundial.

 

 

Agora que você já conhece mais sobre o mel orgânico, não pode deixar de experimentar essa delícia. Confira a nossa loja online e garanta já o seu!

 

Fonte: Conquiste Sua Vida | Embrapa

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário