Nada mais indesejado do que uma afta na lingua. Essas lesões, apesar de pequenas, normalmente são bem dolorosas e incômodas, além de atrapalharem uma tarefa bem simples: comer. Apesar de não representar nenhuma condição grave, é muito comum sofrer desse “problema” – em média, uma pessoa tem pelo menos 1 ou 2 aftas durante a vida. E para suavizar o desconforto, e até ajudar no tratamento, existem algumas dicas valiosas que você pode aplicar no dia a dia.

 

Afinal, como tratar uma afta?

Na maioria dos casos, as aftas acabam desaparecendo após algum tempo, que pode variar de 10 a 14 dias, dependendo de pessoa pra pessoa. Mas existem alguns remédios naturais que aceleram o processo de cicatrização. Separamos dois exemplos que você provavelmente já tem na sua casa:

 

 

Extrato de própolis

Já comentamos em outro post sobre as 5 razões para consumir própolis, onde você pode conhecer um pouco mais sobre os benefícios dessa substância. Mas resumindo, a própolis possui ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida e, por isso, é eficaz no tratamento das aftas, desinfectando a área afetada. Ela também tem um excelente efeito regenerador sobre a pele, ajudando na recuperação dos tecidos.

Acesse nosso site e confira nossa linha de produtos feitos à base de própolis. São várias opções para você experimentar: spray, conta-gotas, líquido, saborizado e muito mais.

Como usar:

O uso da própolis é muito simples. Aplique 1 ou 2 gotas sobre a afta, de 4 a 5 vezes por dia.

 

Mel

O mel além de um saboroso alimento, também pode ser usado no combate às aftas causadas pela Estomatite aftosa. Afinal, ele é um poderoso antisséptico natural, ajudando a amaciar e hidratar a pele, e aliviar a dor.

E se for Mel Santa Bárbara, é ainda melhor. A garantia que você precisa para consumir um mel de qualidade e livre de impurezas.

Como usar:

Aplique uma pequena quantidade sobre a afta e repita o procedimento enquanto sentir dor ou achar necessário no dia.

Outra dica é combinar o mel com o cravo-da-índia seco e ir chupando a “mistura” ao longo do dia. Assim, você combate os germes e acelera o processo de cicatrização das aftas e feridas.

 

 

IMPORTANTE:

Nunca aplique o bicarbonato diretamente na afta. Infelizmente, essa se tornou uma prática muito comum e pode acabar piorando a área lesionada, além causar mais dor e ardência. Uma alternativa para esse tratamento é diluir uma colher de sopa de bicarbonato em um copo d’água e fazer bochechos ao longo do dia.

Viu só? Agora ter afta não será mais um tormento. Então, corre na nossa loja online e garanta o seu extrato de própolis e também o delicioso mel de Minas.

 

Fonte: Minuto Saudável | Tua Saúde | Sorrisologia

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário