Você já deve ter ouvido falar que a própolis faz bem para a saúde. E isso é realmente verdade. Pesquisas já comprovaram que essa substância ajuda no nosso sistema imunológico, sendo classificada como um poderoso antibiótico natural.
Mesmo com esse histórico, que já lhe rendeu o posto de medicamento natural, ela só começou a ser estudada com afinco pela ciência nos últimos 20 anos. Mas afinal, o que faz da própolis uma substância tão benéfica para a nossa saúde? Separamos 5 motivos para você incluí-la na sua dieta.
Mas antes, um breve resumo sobre a própolis:
Não é de hoje que a humanidade consome e se relaciona com a própolis. Existem registros que comprovam que ela era utilizada pelos povos da antiguidade, como egípcios e incas, para diferentes fins: cicatrização, controle da febre, antisséptico, alívio de dores e até no embalsamento de corpos.
Hoje, somos o terceiro maior país produtor da resina, atrás apenas da Rússia e da China. O Brasil também é líder quando o assunto é a variedade que abriga e coloca no mercado, afinal, já são 13 tipos catalogados. Mas como a própolis é produzida?
Para se protegerem do ataque de insetos e fungos, algumas árvores produzem um tipo de resina, que são coletadas pela abelhas e levadas até a colmeia. Lá, ela é misturada a diversas substâncias, como secreções e cera, até formar a própolis, uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonóides.
Benefícios no uso da própolis:
- FORTALECE A IMUNIDADE
Classificado como alimento funcional aqui no Brasil, a própolis tem a capacidade de impulsionar nosso sistema imune, além de apresentar propriedade anti-inflamatória – sem trazer os efeitos colaterais presentes nos medicamentos tradicionais. Por isso, ela pode ser utilizada para tratar e prevenir infecções como bronquite, resfriado, infecções urinárias, inchaços e úlceras gástricas.
- AJUDA NO SONO
Um dos benefícios pouco conhecido, embora muito funcional, no consumo da própolis é a regulação do sono, principalmente para quem pratica atividades físicas à noite. Segundo nutricionistas e atletas, a própolis estimula a melatonina e, além de agir como imunomodulador, melhora a qualidade do sono.
- APLICAÇÃO NA PELE
Outra grande vantagem da própolis é a aplicação sobre a pele. Em um estudo realizado na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, um gel feito à base da resina se mostrou mais eficaz na renovação da pele das vítimas. Além disso, um laboratório do Irã também obteve resultados positivos ao aplicar a resina em amostras de candida infectadas por fungos.
- SAÚDE BUCAL
A resina ainda tem uma ação satisfatória na prevenção contra a cárie dental, superando, em alguns casos, os tratamentos convencionais para coibir a bactéria. Surpreendente, não é? Segundo o farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “A própolis controla o micro-organismo inibindo os chamados fatores de virulência, isto é, os polissacarídeos, que colam a placa bacteriana, e os ácidos, que desmineralizam o dente”.
- ANTICANCERÍGENA
Além de todos esses benefícios, muitos estudos ainda são realizados no uso da própolis durante o tratamento e prevenção de diversas doenças, como o câncer e o lúpus. Mesmo que algumas aplicações da substância careçam de testes científicos, muitos países já incluíram a resina como forma de tratamento alternativo. Os japoneses, por exemplo, consomem como profilático todos os dias para combater os radicais livres.
São inegáveis as contribuições que o própolis vem proporcionando à sociedade ao longo da história. E você, vai ficar de fora? Conheça nossos produtos à base de própolis e deixe a sua vida muito mais saudável.
Fonte: Super Abril | Mundo Educação | Ativo