Prato principal das abelhas, os pequenos grãos que elas colhem das plantas também são um tesouro nutritivo para o ser humano. Basta uma única colher de sopa para conquistar mais ânimo e saúde.
O poder revigorante do produto se deve, em parte, às proteínas que possui. Em análises realizadas por especialistas, foi constatado que o pólen tem uma concentração semelhante à do leite integral. E não estamos falando de uma proteína qualquer, ela contém 18 dos 22 aminoácidos essenciais, partículas que constroem músculos e que o nosso corpo não fabrica. É por isso que precisamos ingeri-las com certa frequência. Ou seja, o pólen é um excelente complemento alimentar, principalmente para atletas e para idosos com perda muscular.
Como o pólen é formado?
O pólen é a comida das abelhas! Elas precisam do pólen para se desenvolver e morrem sem ele. As abelhas colhem o pólen das flores – depois de pousar de flor em flor e retirar o pólen, as abelhas voltam para a colmeia carregadas. E além de ser naturalmente rico em nutrientes, o pólen fica ainda melhor com a ajuda dos insetos, já que o valor nutricional dos grãos é reforçado pela saliva das abelhas, que é cheia de enzimas e vitaminas e é usada para aglutinar e transportar as partículas.
Na colmeia, o pólen é servido como alimento para que as larvas recebam a nutrição completa e sejam transformadas em abelhas. Mas esse superalimento pode ser consumido por nós também, em formato de pólen desidratado. A Mel Santa Bárbara conta com várias opções de embalagens e tamanhos para você deixar a sua alimentação ainda mais saudável.
CONFIRA AQUI
Benefícios do pólen para a saúde:
Mais um trunfo pró-energia: os flocos são fontes de gorduras, como alguns ácidos graxos, que não só aumentam a disposição como ajudam a eliminar o colesterol ruim. O pólen também é aclamado por seu potencial antienvelhecimento. Uma das explicações para esse efeito seria a presença de vitaminas como a C e a E. Elas combatem os radicais livres, moléculas formadas no organismo devido a um processo natural de oxidação e que deterioram as células. Há indícios de que o pólen também forneça outros poderosos antioxidantes, classificados como flavonoides e compostos fenólicos.
Um arsenal de vitaminas completa a lista de virtudes do pólen. Nutricionistas já verificaram que ele é fonte de vitamina B2 em quantidades que se equiparam às do lombo de porco. Essa substância atua na prevenção da catarata e da fadiga ocular. Outras vitaminas do complexo B, que participam do desenvolvimento do sistema nervoso e na recuperação de tecidos, foram detectadas em doses expressivas.
Mais um destaque dos grãos florais é o betacaroteno, composto que, no organismo, se transforma em vitamina A, responsável por proteger a visão e a pele. Algumas amostras de pólen apresentam uma quantidade 20 vezes maior de betacaroteno do que a encontrada na cenoura, considerada a principal fonte da substância. O grãozinho ainda é repleto de fibras que auxiliam no funcionamento intestinal.
Como consumir o pólen de abelhas?
É importante lembrar que todos os produtos das abelhas, inclusive o pólen, são melhores digeridos com suco digestivo. Se o consumo for in natura, é importante mantê-lo em sua boca até que esteja completamente solúvel. Com sabor quase neutro, ele pode ser adicionado junto com outros alimentos ou bebidas de sua preferência: no iogurte, no leite com cereais ou diluído em sucos naturais.
Também é possível suplementar através de cápsulas de pólen apícola desidratado, para isso, mantenha-o o máximo que puder na membrana da mucosa do trato digestivo, por isso o seu consumo com bastante líquidos é indicado para uma melhor absorção dos nutrientes.
COMPRE AQUI
Receita – Biscoito de pólen, gengibre e mel
Misture em uma tigela:
> 2 xícaras de farinha de aveia;
> 1 xícara de amido de milho (ou fécula de mandioca, farinha de tapioca, goma konjac);
> 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
Depois acrescente:
> 1 ovo inteiro;
> 1/2 xícara de mel;
> 3/4 xícara de manteiga;
> 2 colheres de sopa de pólen apícola;
> 1 colher de sopa rasa de gengibre em pó;
> 1 colher de chá de canela.
Modo de preparo:
1. Misture bem com as mãos ou uma colher, abra a massa em uma superfície lisa, até ficar fina.
2. Use um cortador de metal para biscoito de 3 cm de diâmetro ou maior, de acordo com o tamanho da sua preferência.
3. Coloque em forma untada com manteiga ou forre com papel manteiga.
4. Pré-aqueça o forno por 5 minutos e coloque para assar por 20 minutos (180 graus).
Fonte: Saúde Abril | Melcoprol