Os remédios caseiros podem ser uma boa solução natural para ajudar durante uma crise de diarreia, sendo úteis principalmente para promover a nutrição e a hidratação do organismo, ajudando o corpo a combater a diarreia mais rapidamente.
Quando se detecta a diarreia, é importante procurar ajuda médica, especialmente na presença de sangue e muco. Durante o tratamento também é aconselhado comer alimentos de fácil digestão e ricos em água, e beber bastante água, suco ou chá, por exemplo, para evitar a desidratação.
Além disso, também existem remédios caseiros que ajudam a tornar as fezes mais consistentes e a diminuir os movimentos intestinais, porém eles só devem ser utilizados após o segundo dia de fezes líquidas e, de preferência, com indicação de um médico, já que a diarreia é apenas uma defesa do corpo: sua função é eliminar algum microrganismo que esteja causando uma infecção do sistema digestivo e, por isso, não deve ser interrompida sem uma avaliação médica.
O mel pode ser um importante aliado na manutenção da microbiota intestinal (conhecida como flora intestinal), que são bactérias benéficas que carregamos ali. Contribuindo assim para um melhor trânsito intestinal, a consistência normal das fezes, constipação e a prevenção de diarreia.
Fonte de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes, o mel é uma boa opção para adoçar bebidas e preparações de forma natural e, além de ser um conhecido remédio para combater a tosse, pode também ser útil para tratar diarreia e ajudar a hidratar o organismo. Quer saber mais? Então continue a leitura!
Os benefícios do mel para o intestino
Um estudo publicado pelo Journal of Medicinal Food mostrou que pessoas tratadas com mel apresentaram frequências de vômitos e diarreia significativamente reduzidas em comparação com um grupo controle que não recebeu o alimento como opção de terapia.
A pesquisa ainda descobriu que o tempo de recuperação, definido como o número de horas passadas desde o início do tratamento até quando as fezes moles ficaram normais, com o paciente apresentando hidratação normal e ganho de peso satisfatório, foi significativamente reduzido após a ingestão de mel.
Os experimentos ajudaram os cientistas a concluir que o mel promoveu a reidratação do corpo e acelerou a recuperação de vômitos e diarreia nos pacientes estudados.
Todos estes benefícios ocorrem porque o mel possui carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos, ou seja, contribuem para a manutenção da microbiota intestinal. Além disso, pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão: Escherichia coli, causadora de diarreia e infecções urinárias e Salmonella species, que pode levar à diarreia.
Viu só? Os benefícios do mel para a saúde são muitos e novos continuam sendo encontrados pela ciência! Por isso, não dá pra ficar sem esse poderoso alimento natural na sua casa.
Fonte: Hi Nutrition | Tua Saúde | Tá Saudável