Já vamos começar desmentindo essa fake muito comum de se ouvir por aí: NÃO, o extrato de própolis com álcool não faz mal. Porém, pelo fato de conter um pouco de álcool é contraindicado para gestantes, crianças ou pessoas com histórico de alcoolismo.
A própolis é uma substância obtida a partir de resinas vegetais coletadas pelas abelhas, que adicionam secreções salivares, cera e pólen, para usar na proteção da colmeia. Quando essa resina é diluída em álcool, dá origem ao extrato de própolis como conhecemos nas farmácias, uma substância com inúmeros benefícios para a saúde.
O extrato pode ser usado de diversas maneiras e é encontrado tanto na forma líquida quanto em cápsulas. Temos uma sessão bem especial na lojinha da Mel onde você encontra todas as versões disponíveis.
ACESSE AQUI
Extrato de Própolis: Para Que Serve e Quais São Suas Contraindicações?
A própolis é uma resina coletada usada para cobrir a entrada das colmeias, protegendo-as contra bactérias e fungos. O extrato é obtido por meio da dissolução dessa resina e é conhecido pela humanidade desde a antiguidade por ser anti-inflamatório, antifúngico, bactericida, antiviral e antioxidante. Seus benefícios são:
> Evita infecções e aumenta a imunidade;
> Alivia dor de garganta, tosse, gastrite, sinusite, intoxicação alimentar e aftas;
> Reduz a taxa de replicação de alguns vírus, como o da herpes e o da gripe H1N1;
> Ajuda a combater o crescimento de parasitas no corpo, como a giárdia;
> Combate alguns tipos de fungos que atingem a pele;
> Contém flavonoides que ajudam a reduzir o excesso de radicais livres no corpo;
> Combate a multiplicação de células cancerígenas;
> Auxilia na cicatrização de feridas e machucados;
> Melhora a qualidade do sono.
O extrato de própolis é contra-indicado para quem tem alergia à substância, pois pode causar inchaço, vermelhidão ou coceira na pele. Grávidas e lactantes devem consumir somente com orientação médica.
Como Escolher o Melhor Extrato de Própolis
Agora que você conhece um pouco mais sobre o extrato de própolis e seus benefícios, chegou a hora de conferir dicas que vão te ajudar a escolher o melhor formato para sua família. Considere as suas preferências, como o tipo de própolis usado, a concentração da substância e até o formato que irá consumir.
Na hora de escolher o extrato de própolis, verifique se na embalagem do produto há o selo do serviço de inspeção federal (S.I.F.). Esse selo é responsável por assegurar a qualidade dos produtos de origem animal e foi criado visando garantir aos consumidores brasileiros produtos com certificação sanitária e tecnológica.
Todos os produtos da Mel Santa Bárbara contam com o selo S.I.F. nas embalagens, pois passaram pelas etapas de fiscalização e inspeção coordenadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa). Por isso, você pode confiar!
Cápsula, Gotas ou Spray? Escolha a sua Versão Preferida
O extrato de própolis pode ser consumido tanto em cápsulas quanto líquido. Em ambos os casos o corpo absorve todos os benefícios oferecidos, e a escolha depende da sua preferência. As cápsulas são mais práticas, tanto para transportar quanto para ingerir.
Na versão líquida, o extrato de própolis pode vir em gotas ou em spray. No primeiro caso, você pode ingerir de várias formas diferentes: puro, na água, no chá, em sucos, aplicar em feridas e mais. O spray é sugerido para aplicação direta em caso de dor de garganta e tosse, e pode ajudar a aliviar os sintomas.
QUERO COMPRAR
Verifique a Concentração de Extrato Seco
Conforme foi dito, o extrato é obtido a partir da resina de própolis diluída em álcool ou água. Por isso, para saber a real concentração da substância é preciso verificar a porcentagem do extrato seco. Quanto maior for essa concentração, mais forte e potente será o produto que você está levando pra casa.
Na versão líquida, o extrato de própolis, tanto em gotas quanto em spray, é mais fácil saber a concentração de extrato seco utilizada. A Mel Santa Bárbara coloca essa informação no próprio rótulo do produto.
Extrato de Própolis com Álcool É Mais Eficaz
A própolis é uma resina formada por fitoquímicos lipossolúveis, e para extrair os benefícios dessas substâncias é preciso dissolvê-las. Isso pode ser feito usando água ou álcool, sendo que tem melhor solubilidade em álcool, resultando em um extrato mais concentrado.
O extrato alcoólico oferece mais absorção da substância quando consumido, o que o torna mais eficiente e o recomendado. Vale lembrar que ele costuma ser mais forte e amargo. Para quem não pode ingerir álcool, como crianças e gestantes, o extrato aquoso é uma boa alternativa, assim como as cápsulas.
Gostou de saber mais sobre a própolis? A Mel Santa Bárbara oferece uma linha completa de produtos para deixar a sua vida mais saudável e sua imunidade sempre em dia.
Fonte: My Best