Provavelmente, você já ouviu que o mel é um dos poucos alimentos naturais que nunca estraga. Afinal, aquele pote de mel que está guardado há meses na sua despensa ainda parece bom, mesmo já tendo ultrapassado a data de validade. Na verdade, o que pode acontecer com o mel é a fermentação, embora bem mais lentamente que outros produtos perecíveis. Nesse caso é possível perceber pelo cheiro e pelo sabor se ele iniciou o processo de fermentação.
Por que o mel tem uma vida útil tão longa?
Uma das coisas que contribuem para o mel durar cerca de dois anos até mesmo fora da geladeira é o fato de o alimento ter pouca água (no máximo, cerca de 20% para ser aceitável para o consumo) e ser quase que totalmente composto por açúcares. Mais: o mel tem em baixíssimas quantidades peróxido de hidrogênio (que em solução aquosa é conhecido como água oxigenada) e uma acidez que pode ultrapassar a da laranja. Tudo isso inibe a proliferação de micro-organismos responsáveis pela fermentação do produto e prolonga a sua validade.
Apesar dessas vantagens, é importante seguir alguns cuidados para preservar o mel e manter todos os seus nutrientes intactos, como nunca manipular o mel com talheres que tenham entrado em contato com a boca ou qualquer outro alimento, para não contaminá-lo.
Separamos mais algumas dicas para você colocar em prática. Confira:
#DICA 1: ESCOLHA O AMBIENTE IDEAL
Escolha um cômodo que tenha uma temperatura constante ou que tenha baixas variações, sendo seco, arejado e protegido não só da umidade, que acaba favorecendo sua fermentação e oxidação, como também da luminosidade e do calor, que aceleram sua degradação.
O mel prefere temperaturas de 10 a 25 °C, e as variações podem fazer com que ele escureça e perca sabor. Ao armazená-lo, prefira um ambiente dentro dessa faixa de temperatura e que não seja propenso a alterações drásticas.
A despensa geralmente é um ótimo lugar para se armazenar o mel. No entanto, mantenha o ingrediente longe do fogão e fora da geladeira. Esses lugares sofrem com mudanças bruscas de temperatura.
#DICA 2: FUJA DO SOL
Guarde o mel longe da luz solar, pois ela poderá prejudicar o ingrediente. É fundamental manter o mel em um local mais escuro. Não deixe o recipiente no peitoril da janela, por exemplo. Os melhores locais para se guardar o mel são a despensa ou o armário.
#DICA 3: MANTENHA AS EMBALAGENS BEM FECHADAS
Tampe e feche bem os recipientes. A ideia é minimizar a quantidade de exposição ao ar sofrida pelo mel. Por isso, veja se o pote está bem fechado antes de armazená-lo. O sabor do mel poderá ser afetado por outros sabores presentes no ambiente, além dele também absorver a umidade quando muito exposto ao ar. Isso faz com que o ingrediente mude de cor e sabor.
#DICA 4: DEIXE O SEU MEL LONGE DO FOGÃO
Muitas pessoas costumam guardar esse ingrediente na cozinha. Tudo bem que esse é o cômodo mais conveniente, pois o mel estará sempre à mão quando você quiser usá-lo. Entretanto, a dica é mantê-lo longe do calor, pois isso pode prejudicar o mel. Não guarde o ingrediente perto do fogão, por exemplo.
#DICA 5: NÃO GUARDE NA GELADEIRA
Não armazene o mel na geladeira. Embora o ingrediente possa ser congelado e descongelado sem problemas, a dica é nunca guardá-lo dentro da geladeira. Isso fará com que o mel cristalize bem mais rapidamente. Se a cozinha da sua casa for quente demais, a dica é escolher outro cômodo mais frio, mas jamais colocar o mel na geladeira.
“XIIIIIII! MEU MEL CRISTALIZOU. E AGORA?”
O mel pode durar anos e, teoricamente, o mel natural pode durar indefinidamente. No entanto, ele pode começar a cristalizar depois de algum tempo. Se isso acontecer, não precisa jogar nada fora. É possível trazer o mel de volta ao estado líquido usando água fervente.
Primeiro, coloque uma panela de água para ferver. Depois, coloque o pote de mel dentro da água. Lembre-se de manter o recipiente bem fechado. Desligue o fogo e deixe descansando até o recipiente esfriar. Pronto, ele já estará líquido novamente.
Viu só? Com alguns cuidados você poderá aproveitar o seu mel por muito e muito tempo. O difícil vai ser resistir às delícias da Mel Santa Bárbara. Acesse a nossa loja e aproveite as ofertas do dia.
CLIQUE AQUI
Fonte: Uol | wikiHow