Começa a esfriar e as doenças respiratórias, como a gripe e as alergias, aparecem com mais frequência. Um bom jeito de reforçar a imunidade do seu organismo neste período é incluir alguns alimentos na sua rotina. Confira as nossas dicas! 😉

 

Antes de mais nada, a principal dica para o inverno é: beba muita água.

Durante a estação, é comum sentirmos menos sede devido ao frio. Mas é neste período que mais precisamos nos hidratar. Afinal, o clima seco diminui nossa transpiração e aumenta nossa vontade de ir ao banheiro. Caso não seja feita a reposição suficiente de água, efeitos como pele, garganta, olhos e nariz ressecados não demorarão a aparecer.

Por isso, é importante ingerir ao menos 2 litros de água por dia.

 

 

EVITE OS EXCESSOS.

Grande parte das pessoas acaba comendo mais durante o inverno. E isso tem uma razão científica, como explica o nutrólogo Daniel Magnoni: “O nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido. Por isso, sentimos mais vontade de comer no inverno.”

Mas para que isso não gere um desequilíbrio na sua saúde, é preciso balancear a alimentação e reduzir a quantidade das refeições. Ingredientes pesados devem ser trocados pelos mais saudáveis. Uma dica, por exemplo, é priorizar a ingestão de frutas e legumes. Refogar, cozinhar e grelhar são ótimas opções para substituir as perigosas frituras.

“Prefira também adicionar temperos naturais durante o preparo, como alho e pimenta, e tome cuidado com o sal em excesso”, alerta Magnoni.

 

INVISTA NAS SOPAS.

Nada melhor do que uma sopinha no inverno. Além de ajudarem a aquecer o corpo, elas são bem nutritivas, pois contêm muitas vitaminas classificadas como hidrossolúveis  (dissolvem na água) e proteína.

Elas também são de fácil digestão, assim o organismo não gasta muita energia para metabolizá-las. Prefira sempre as que são ricas em legumes e verduras, principalmente, repolho, espinafre e agrião.

 

 

FRUTAS CÍTRICAS SÃO UMA ÓTIMA PEDIDA.

Frutas cítricas como laranja, limão e tangerina também são ricas em vitamina C, ajudando na prevenção de doenças. Elas também são responsáveis por fornecer fibras e ácido fólico ao organismo.

Já a maçã auxilia no combate ao vírus da gripe. As frutas vermelhas, em geral, também são aliadas do sistema imunológico, principalmente em função dos antioxidantes presentes na casca e nas sementes.

 

E CLARO, NÃO ESQUEÇA DA PRÓPOLIS.

Classificado como alimento funcional aqui no Brasil, a própolis tem a capacidade de impulsionar nosso sistema imune, além de apresentar propriedade anti-inflamatória – sem trazer os efeitos colaterais presentes nos medicamentos tradicionais. Por isso, ela pode ser utilizada para tratar e prevenir infecções como bronquite, resfriado, infecções urinárias, inchaços e úlceras gástricas.

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Fonte: Terra | Gazeta Online | Globo

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