Começa a esfriar e as doenças respiratórias, como a gripe e as alergias, aparecem com mais frequência. Um bom jeito de reforçar a imunidade do seu organismo neste período é incluir alguns alimentos na sua rotina. Confira as nossas dicas!
Antes de mais nada, a principal dica para o inverno é: beba muita água.
Durante a estação, é comum sentirmos menos sede devido ao frio. Mas é neste período que mais precisamos nos hidratar. Afinal, o clima seco diminui nossa transpiração e aumenta nossa vontade de ir ao banheiro. Caso não seja feita a reposição suficiente de água, efeitos como pele, garganta, olhos e nariz ressecados não demorarão a aparecer.
Por isso, é importante ingerir ao menos 2 litros de água por dia.
EVITE OS EXCESSOS.
Grande parte das pessoas acaba comendo mais durante o inverno. E isso tem uma razão científica, como explica o nutrólogo Daniel Magnoni: “O nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido. Por isso, sentimos mais vontade de comer no inverno.”
Mas para que isso não gere um desequilíbrio na sua saúde, é preciso balancear a alimentação e reduzir a quantidade das refeições. Ingredientes pesados devem ser trocados pelos mais saudáveis. Uma dica, por exemplo, é priorizar a ingestão de frutas e legumes. Refogar, cozinhar e grelhar são ótimas opções para substituir as perigosas frituras.
“Prefira também adicionar temperos naturais durante o preparo, como alho e pimenta, e tome cuidado com o sal em excesso”, alerta Magnoni.
INVISTA NAS SOPAS.
Nada melhor do que uma sopinha no inverno. Além de ajudarem a aquecer o corpo, elas são bem nutritivas, pois contêm muitas vitaminas classificadas como hidrossolúveis (dissolvem na água) e proteína.
Elas também são de fácil digestão, assim o organismo não gasta muita energia para metabolizá-las. Prefira sempre as que são ricas em legumes e verduras, principalmente, repolho, espinafre e agrião.
FRUTAS CÍTRICAS SÃO UMA ÓTIMA PEDIDA.
Frutas cítricas como laranja, limão e tangerina também são ricas em vitamina C, ajudando na prevenção de doenças. Elas também são responsáveis por fornecer fibras e ácido fólico ao organismo.
Já a maçã auxilia no combate ao vírus da gripe. As frutas vermelhas, em geral, também são aliadas do sistema imunológico, principalmente em função dos antioxidantes presentes na casca e nas sementes.
E CLARO, NÃO ESQUEÇA DA PRÓPOLIS.
Classificado como alimento funcional aqui no Brasil, a própolis tem a capacidade de impulsionar nosso sistema imune, além de apresentar propriedade anti-inflamatória – sem trazer os efeitos colaterais presentes nos medicamentos tradicionais. Por isso, ela pode ser utilizada para tratar e prevenir infecções como bronquite, resfriado, infecções urinárias, inchaços e úlceras gástricas.
ACESSE A LOJA ONLINE DA MEL e confira a nossa linha completa de própolis.
Fonte: Terra | Gazeta Online | Globo